Terra Magazine – 31/01/2007

Terra Magazine – 31/01/2007

As Trans na Bahia, Bob Fernandes

“[…] Travestidos, milhares de homens brincam o carnaval baiano todos os anos. Seja para manter a tradição, para foliar com amigos ou para libertar um lado feminino preso no dia-a-dia, eles tiram os vestidos e saias do armário, pintam os rostos e as unhas, se enchem de brilhos e se equilibram sobre os saltos altos.
Depois de cinco carnavais fotografando essas « meninas », a brasileira Lucia Guanaes apresenta o resultado do trabalho na exposição « Transfigurações », na Pinacoteca,
São Paulo. Numa conversa com Terra Magazine, Lucia disse que espera que o público entenda melhor essa transformação homem-mulher.
« Esse fascínio que todo homem tem de se vestir de mulher, em geral é levado como gozação, mas tem um lado espiritual ».
As fotografias foram feitas com flash e com tempo de exposição longo. O resultado são imagens com cores vibrantes e distorcidas pelo movimento. Isso conduz a uma reflexão sobre a identidade que aparece transfigurada nas fotos, sobre a pessoa que está por trás da fantasia e da distorção.
Segundo Lucia, mais do que um projeto documental de uma tradição carnavalesca, « Transfigurações » é um questionamento à noção de gênero. […]”